segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Uma piada sem graça, um dia ruim


Já é de conhecimento geral que o Coringa é um dos melhores vilões das HQs e do cinema. E ele é responsável por protagonizar uma das melhores HQs da DC Comic a Piada Mortal. Escrita pelo monstro do quadrinhos Alan Moore e publicada em 1988 (e depois foi relançada algumas vezes aqui no Brasil, a ultima vez pela editora Panini). 
A HQ tem como a premissa contar uma das possíveis origens do Coringa, mas ela não é só uma historia de origem. Ela muda totalmente a visão de herói e vilão que se tinha até então.

A historia é contada em dois momentos. A primeira são alguns flash backs sobre um possível passado do Coringa, a segunda é no presente quando o Coringa foge do Asilo Arkham e vai provar ao Batman a sua teoria, que para qualquer um perder a sanidade só basta um dia ruim. 
A principal ideia que a HQ nos dá é a relação entre o Cavaleiro das Trevas e o Joker, a de que um precisa do outro para existir. Nela noa também temos outra visão sobre o Batman, pois alguém que se veste de morcego e sai pela noite fazendo justiça com as próprias mãos, usando de seu próprio julgamento sobre o que é certo ou errado, não tem total sanidade. 

Toda essa reflexão de loucura, sanidade e dias ruins são muito bem ilustradas por Brian Bolland, outro monstro. A diversas teorias sobre o final desse quadrinho, mas isso é historia pra outro post. 
No fim das contas esse quadrinho é uma leitura obrigatória para qualquer leitor.

Bom Nerdalhada, ficamos por aqui. Não se esqueçam de comentar e deixar o seu feed back

Nenhum comentário:

Postar um comentário